segunda-feira, 2 de maio de 2011

Direitos e Cidadania dos Surdos em Movimento!

Estou aqui para falar que nos dias 19 e 20 de Maio acontecerá em Brasília uma grande mobilização, onde os surdos de todo o Brasil estarão unidos, manifestando contra o fechamento do INES.

Com a possibilidade de incluir as crianças surdas nas escolas regulares, elas poderão se desenvolver cognitivamente?SERÁ?

NÃO. Sabemos que precisamos continuar com as escolas de surdos, e no RIO, precisamos do INES, com su incalculável valor cultural, Linguístico com a Libras, tendo uma comunidade diversa em processo de desenvolvimento, onde desde o início destas lutas passamos por dificuldades e que atualmente, em 2011, estamos num patamar melhor.

Pois o povo surdo já encontra-se qualificado, muitos surdos são formados em Letras Libras, são Mestres e Doutores, dentre outros. Nossas crianças surdas já absorveram a cultura surda, expressam-se em Libras, possuem Identidade Surda e após tudo isso, é que estão aptas a incluirem-se socialmente de forma livre, com autonomia, cientes de sua cultura. E esta é a importância das escolas de surdos.

Nas escolas inclusivas como em meio a tantas dificuldades as crinaças surdas serão ensinadas, enfrentando barreiras, sem metodologias e adaptações, repleta de falhas. Continuar assim é IMPOSSíVEL, seria um prejuízo para elas.

Por favor, nós precisamos continuar lutando em todo Brasil pelo continuo desenvolvimento dos surdos. Temos a Legislação e podemos usá-la estrategicamente nessas mudanças que querem no âmbito municipal para a Escola do Rio , o INES, nós sabemos disso.

Tudo de bom a todos. E que Deus vos abençoe!

Vanessa Vidal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela Visita!