BIOGRAFIA



“A Verdadeira Beleza” de Vanessa Vidal


Poucos sofreram, lutaram e conseguiram brilhar tanto na adversidade, transformando cada capítulo da existência em lição de vida para muitos, como ela, a nossa jovem guerreira da vez”.
Tarcísio Matos


Eu posso, você também!
Demo-nos as mãos! Vem, me segue!”

Vanessa não é diferente apenas por ser surda. Garra, disposição, coragem, são a marca registrada dessa jovem. A Vanessa que as revistas de moda e beleza mostram não retratam sua real “Beleza”. Pergunte às pessoas comuns que sofrem a discriminação ou quem nasceu com algum tipo de deficiência, eles saberão responder. Ela sempre militou pelas causas sociais e tem seu foco na defesa das minorias. Sua primeira conquista social foi a proeza de ser a primeira aluna da Unifor a ter em sala de aula uma tradutora de Libras. A conquista de um intérprete abriu janelas e portas a muitos que, por diversos motivos, ainda sofrem com essa barreira.

“Meu grande diferencial foi jamais desistir,
mesmo diante dos maiores obstáculos.”

Vanessa Vidal, surda de nascença, faz duas faculdades: Ciências Contábeis e Letras Libras. Utiliza a Língua de Sinais como um canal para gerar a inclusão, romper barreiras, derrubar paradigmas e preconceitos. Trabalha desde adolescência como modelo e foi consagrada com 2º lugar no Concurso Miss Brasil 2008. Junto à Coordenadoria da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Fortaleza vem desempenhando um papel importante na elaboração de políticas para pessoas com deficiência como a criação do Curso de Libras para servidores da Prefeitura no IMPARH e a implantação de telefones para surdos, distribuídos nos prédios da prefeitura, além da elaboração do projeto da Central de Intérpretes e Instrutores da Língua Brasileira de Sinais.






Faça a diferença!


Felipe Maranhão

Intérprete de Libras

Obrigada pela Visita!