segunda-feira, 29 de agosto de 2011

MOVIMENTO SURDO EM FAVOR DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA SURDA

Pré- Movimento Brasília:
Todas as terça feira estou participando de reuniões do movimento de surdos no Ceará , sempre como Vanessa Vidal líder da comunidade surda (sem estar ali representando a Copdef). Nestas oportunidades procuro sempre defender as ações da Copedef, explicando de maneira mais clara, as ações acessíveis da prefeitura, como por exemplo, a janela de libras nas propagandas da prefeitura, o passe livre (gratuidade), a aprovação da Central Municipal de Intérpretes e Instrutores de Libras (CEMIL), divulgando e buscando sempre sensibilizar para incluir, e a nossa relação com as SERs.
Estas reuniões semanais objetivam uma educação bilíngüe pra surdos, e toda a amplitude deste movimento. Os líderes eleitos em votação foram: Debora , Kátia Lucy, Vanessa Vidal, Rundest Saboia , Willer Cysne. Nas reuniões pudemos preparar a viagem pra Brasília, buscando apoio para conseguir um ônibus , material de divulgação dentre outras coisas. Dia 19 /05/2011
Todos os integrantes da comunidade surda presente em Brasília reuniu-se em frente ao prédio do MEC, para uma manifestação contra os dirigentes do Ministério da Educação e Cultura. Tendo em vista que em 2010 houve a Conferência Nacional de Educação, mas as propostas que os grupos de Surdos sugeriram, foram vetadas por influência dos dirigentes do MEC e é esta é uma das razões da manifestação.
As 11:30hs houve um debate em audiência pública da Subcomissão Permanente de Assuntos Sociais para Pessoas com Deficiência com a presença da Presidente da Feneis Karin Lilian Stroebel e a Diretora do Instituto Nacional de Educação de Surdos – Solange Maria da Rocha. O requerimento é do Senador Lindbergh Farias (PT-RJ) que está prevista para ocorrer na sala 9 da ala Alexandre Costa. Milhares de surdos compareceram ao local e infelizmente não puderam adentrar todos a sala da audiência, assistindo a mesma em telões.
Na noite do dia 19, as 18h houve uma reunião na frente do Palácio de Planalto, onde todos acenderam as velas e ficamos uns minutos, é uma mostra que estávamos lutando pela educação bilíngüe aos surdos, sobre
a luz que a Libras representa para os surdos de todo o mundo.
Dia 20 de maio
As 08h – Passeata saindo do MUSEU NACIONAL ATé O PLANALTO
Em Brasília representando o Ceará, tínhamos um grupo de 70 pessoas dentre líderes e membros da comunidade surda. Na passeata que passou em frente ao MEC, tínhamos trio elétrico, som alto, chovia ,mas nada impediu que continuássemos na manifestação, e todos permaneceram sofrendo em busca de seus direitos e de mais democracia. Ao chegar ao Planalto nos reunimos com vários Senadores em audiência. Na oportunidade Patrícia Rezende falou sobre a importância da educação de bilíngüe para os surdos, onde os Senadores se prontificaram em rever a situação assinando um termo de compromisso.
Sobretudo sabemos da importância política que esta passeata representa para todas as comunidades surdas do Brasil. A imprensa esteve presentes em todos os momentos, vários surdos foram entrevistados divulgando nacionalmente o movimento em todas as esferas da mídia.
Quando ainda estávamos em Brasília, a Secretaria de MEc enviou um email para Patrícia Rezende, afirmando já existir o atendimento bilíngue nas escolas de todo Brasil, mas sabemos que isso não passa de uma jogada de esperteza do MEC, pois a atual política prevê o AEE (Atendimento educacional especializado) e não as salas especiais bilíngües.
A Diretoria nacional da Feneis já entrou com o processo na justiça, para o Ministro da Educação, denunciando a não aceitação e o desrespeito a comunidade surda, ligado a questões anteriores surgidas nas reuniões do CONAE, onde poucos surdos participaram conforme documento anexo
Parte do texto que o CONAE retirou:

‘Garantir a continuidade das escolas de surdos, desde a educação infantil até as séries finais da educação básica, assegurando sua regularidade no sistema de ensino, com projeto pedagógico estabelecido. Nos casos onde a população de surdos não comportar a existência de escola de surdos, garantir o atendimento dos alunos em classes de surdos, estabelecidas em escolas regulares de referência, ou ainda, nos casos em que isso não for possível, estimular espaços de compartilhamento da língua de sinais e demais aspectos culturais como condição do desenvolvimento linguístico, cognitivo, emocional, social, cultural e de construção de identidade” (moção aprovada em plenária final do CONAE mas não incorporada ao documento final).

http://www.feneis.org.br/page/imagens/noticias/noticias_2011/Revista%20Feneis_44.pdf

Texto que aborda o porque do Movimento dos Surdos nos Brasil, seguido de uma petição pública:
Em 24/03/2011, a comunidade surda brasileira foi surpreendida com a notícia de que uma secretária do MEC expressou à diretoria do INES a intenção de encerrar as atividades do CAP (Colégio de Aplicação) que funciona dentro do INES com ensino fundamental e médio especificamente para alunos surdos.
Para quem não conhece, o INES foi fundado em 26 de setembro de 1857 (data que hoje usamos para comemorar o Dia Nacional dos Surdos), no Rio de Janeiro, pelo Imperador Dom Pedro II incentivado por um professor surdo vindo de Paris (França) - Ernest Huet. É primeira instituição que se dedicou à educação de surdos no Brasil. De lá pra cá foram feitas mudanças no INES acompanhando o contexto histórico brasileiro e da educação de surdos. Hoje o INES tem a escola (CAP) e uma faculdade onde funciona o curso de pedagogia com foco na educação de surdos, no qual estudam alunos surdos e ouvintes, além de outras atividades.
O MEC tem defendido bastante a educação inclusiva para pessoas com deficiência, homogenizando a todos sem levar em conta as demandas das pessoas surdas.
Nós defendemos escolas e salas bilíngues para surdos! Isto não é segregação, é respeito a uma modalidade lingüística diferente, já que nós surdos utilizamos no Brasil a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e, em salas de aulas no modelo da "inclusão" os surdos não tem resultados satisfatórios por diversos motivos, que já foram bastante abordados em pesquisas, dissertações e teses de surdos e ouvintes.
Realizamos manifestações na capital federal nos dias 19 e 20 de maio, contato com a presença de milhares de pessoas, reunimos a lideranças do movimento com diversas autoridades e entregamos a proposta elaborada pela Feneis para emendas ao Plano Nacional de Educação (PNE) relativas à educação de surdos. Estamos em estado de alerta, examinando as emendas feitas pelos deputados federais ao PNE. Participamos de audiências públicas sobre o tema em vários estados. Não queremos Atendimento Educacional Especializado (AEE), queremos Educação Bilíngue para Surdos com qualidade na rede pública.
Se concordarem, assinem e divulguem. Defendendo o INES, estamos defendendo todas escolas bilíngues para surdos!
http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=LutaINES













Um comentário:

  1. OI VANESSA,
    MUITO BOM ESSE TEU BLOG.
    VOLTAREI MAIS VEZES P/ ME INFORMAR TB
    BJO GD

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