Mãos falantes
Para quem não conhece Vanessa Vidal, ela parece uma moça hiperativa, que usa as mãos freneticamente para se expressar. Longe disso. Vanessa é calma, mas surda-muda desde criança, e suas mãos agitadas representam sua língua-mãe, o sistema de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais), que ela relutou muito em aprender. Só na adolescência foi que a cearense, de 27 anos, teve o seu “despertar social” e foi aprender a linguagem dos sinais, que não se configura em um idioma mundial, já que cada país adota variações devido a expressões, aspectos culturais e gramaticais.
Em 2008, a modelo teve seu ano dourado. Primeiro, foi eleita Miss Ceará. No Miss Brasil, acabou ficando em 2º lugar, atrás da Miss Rio Grande do Sul, Natália Anderle. Vanessa ainda ganhou o Miss Beleza Internacional e continua modelando em Fortaleza, onde estuda Ciências Contábeis em uma faculdade particular, e conta sempre com o auxílio de um tradutor de libras, que a acompanha nas aulas e no trabalho, na Secretaria de Assuntos para Pessoas com Deficiências.
Para alguns olhares sociais, Vanessa é uma moça muito bonita, de família com alguns recursos e elegante, e a surdo-mudez é apenas um detalhe. Mas para quem não teve a sorte de nascer assim, o caminho é ainda mais penoso. Além de enfrentar o preconceito contra os “mudinhos”, as barreiras da comunicação se tornam uma pedreira para o convívio social.
No bairro João XXIII, a Pastoral dos Surdos, em funcionamento desde 2004, cuida para que a educação dos surdos-mudos que a frequentam se torne algo possível. Lá, além do ensino da linguagem de sinais, o foco se concentra na integração plena dos alunos surdos-mudos na sociedade, para que procurem seu espaço no mercado de trabalho e possam levar uma vida melhor.
http://uniaodocbrasil.com/news/brasil/noticiabrasil.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário