quinta-feira, 17 de março de 2011

PROJOVEM



Palestra realizada no condomínio Espiritual UIRAPURU (Céu), em virtude da capacitação dos monitores do Projovem Urbano (Sertão Central), no Eixo comunicação e juventude. A abertura do evento em si, deu- se através da formação de uma mesa composta pelo diretor do SINE IDT, Vandembergue, pela representante da Seduc/CE. Daniele Tramaturgo, e 03 representantes das regionais do PROJOVEM. Em seguida Rodrigo Machado (Surdo) proferiu sua palestra. Comunicação e experiência , onde falou de sua experiência enquanto jovem surdo, em viagens e cursos nacionais e internacionais enfatizando sempre as possibilidade de comunicação. Em seguida inicie a minha palestra que tem como título Caminhos para uma cultura acessível através da comunicação, onde pude levantar sucintamente alguns aspectos históricos, sociais e inclusivos, voltados a acessibilidade e a comunicação de pessoas surdas e demais deficiências. Nas minhas considerações finais, explanei sobre o meu trabalho na COPEDEF e acima de tudo sobre a nossa disponibilidade em assessora e auxiliar sobre questões acessíveis no âmbito municipal, e que caso houvesse interesse poderiam nos contactar. Ao final houve um momento de debate, bem participativo. Avalio a palestra como bastante produtiva tendo sido atingido o objetivo : sensibilizar a platéia para as questões comunicativas

No dia 10 de fevereiro estive no céu centro espiritual Uirapuru, convidada para ministra uma palestra conjunto com outro palestraste Rodrigo machado, com a temática: experiências comunicativas abordando is mitos da comunicação relacionadas a surdez e a minha abordagem foi com relaçao aos caminhas dos Surdos na comunicação. Nesse primeiro encontro tivemos todo o protocolo respeitado com apresentação das pessoas para compor a mesa. É a palestra fluiu normalmente.

No dia 17 de fevereiro, teve um publico de 150 pessoas, sendo composta de professores, responsáveis pelo PRO-JOVEM rural e dois surdos convidados dessa localidade para prestigiar o evento. Em especial nesse segundo evento o publico se mostrou mais entusiasmo em quer conhecer as duas temáticas, quando houve o termino das duas palestras abrimos para perguntar que ajudou bastante no esclarecimento a esses os profissionais, Quero a presença especial da mãe de quatro filhos surdos que compartilhou um pouco a sua experiência como mãe á senhora Aldenora Machado, mãe do palestrante Rodrigo Machado que abrilhantou ainda mais o evento. Só a titulo de informação a primeiro encontro teve de informação a primeiro encontro teve seu inicio as 19horas e o termino as –21h30minh e o segundo iniciaram-se as 19h00min horas e seu termino foi em torno de 22h30minh, quero ressaltar que aos dois eventos foi enriquecedor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela Visita!