quinta-feira, 31 de março de 2011

Oficina Preparatória: PROLIBRAS 2011


Ficha de Inscrição:

http://cid-780b98bfd8015a0d.skydrive.live.com/redir.aspx?page=view&resid=780B98BFD8015A0D!247

Preencha a Ficha de Inscrição, nos envie para o seguinte email: oficinaprolibras2011@gmail.com , junto com o Comprovante de Depósito.

Participe!!!


Favor encaminha isto para seus amigos que estão interesses.




segunda-feira, 28 de março de 2011

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO XILOGRAVURA NORDESTINA:

TRAJETÓRIA E EVOLUÇÃO.

ACESSIBILIDADE NA COMUNICAÇÃO DA LINGUA DE SINAIS.

BRAILE E AUTO-DESCRIÇÃO.

A PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS SURDOS É IMPORTANTÍSSIMA.

TODO COMUNIDADE SURDA ESTÃO CONVIDADOS.

ABERTURA DIA 30 DE MARÇO AS 19:00 HORAS NO MEMORIAL DE CULTURA CEARENSE.

LOCAL: DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA.


ATENÇAO







FALTAM POUCOS DIAS PARA O TÉRMINO DAS INSCRIÇÕES PARA O PROLIBRAS. INSCREVA-SE JÁ!!! SITE  http://www.prolibras.ufsc.br/

BREVE: OFICINA PREPARATÓRIA PARA O PROLIBRAS (aguardem mais informação).

domingo, 27 de março de 2011

NOVIDADE


Olá pessoal, estou divulgando uma das melhores clínicas para o seu sorriso!!
Com atendimento de qualidade e resultados maravilhosos, você com certeza conquistará mais e mais objetivos em sua vida, pois o sorriso é o nosso cartão de visita!!!
Visitem o site que está repleto de novidades!!!!

50 ANOS DO INSTITUTO CEARENSE DE EDUCAÇÃO DE SURDOS

O Instituto Cearense de Educação de Surdos - ICES, é uma escola especial da rede pública estadual, funcionando com uma média de 500 alunos, da educação infantil ao ensino médio, é voltado exclusivamente ao atendimento de educandos surdos. No dia 25 de março de 2011 (sexta-feira), irá comemorar os seus 50 anos de existência, celebrando meio século de responsabilidade social na realização de uma educação de qualidade, de inserção dos sujeitos surdos na vida acadêmica, social e profissional.
Pela manhã (sexta-feira), haverá um culto ecumênico na quadra da escola a partir das 9h com uma apresentação cultural do Grupo de Artes da Pestalozzi, Louvor com Luciano Collares, ministração da Palavra com o Pr. Salomão Liberato sob a tradução do Intérprete de LIBRAS, Nilton Câmara. À noite, será realizado a partir das 19hs a festa no Pirata, tendo como mestres de cerimônia a ex-miss Ceará Vanessa Vidal e o Intérprete Nilton Câmaraque estarão coordenando a formatura dos alunos surdos. O evento contará com a presença das apresentações culturais: Samuel Bastos e Banda, Show de humor com Aurineide Camurupim e ainda muita animação com o DJ Camelo. Na ocasião, serão homenageados alguns parceiros do Instituto dos Surdos (família Figueiredo Correia, Secretária de Educação Izolda Cela, Coordenadora da acessibilidade Vanda Leitão, o pirata Júlio Trindade, os ex-diretores e representantes de ex-professores e funcionários).
Contamos desde já com seu apoio, divulgação e presença.

sábado, 19 de março de 2011

Semana de Artes para surdos


Este projeto, realizado no ICES, durante as férias, sobre o ensino de artes para os surdos foi bastante significativo no que diz respeito a sensibilização destes para o mundo das artes. Um professor ouvinte, repassou conhecimentos sobre sons, o sentir a vibração, desenhos, dentre outros, onde estas aprendizagens fizeram um elo para o desenvolvimento da percepção e sensibilização de novas formas artísticas e culturais. No período em que ocorreu este evento, os surdos estavam de férias e assim puderam fazer diversos cursos e oficinas sobre este assunto.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Durante a viagem que fizemos a Índia-( NEW DELHI )

A cada dia que passa, mais eu compreendo a beleza do bailado das mãos. Mãos que compõe uma língua, mãos que dançam, comunicam e expressam a línguas de sinais. (Dina Sousa)
Durante a viagem que fizemos a Índia (Eu , Rodrigo Machado , Claudia e Liona), além das belezas existentes lá, das 08 maravilhas do Mundo, o TAJ MAHAL, também pude me aproximar, e ver com um outro olhar uma Educação de Surdos diferente em Nova Delhi, encontrei Sibaji Panda, professor surdo da Universidade Federal, que exerce a docência na Índia ensinado a Língua de Sinais e a cultura Surda . Aqui no Brasil, varios avanços vem acontecendo no que diz respeito a ocupação das vagas de Professor de Libras, por surdos nas Universidades. Queremos equiparação de oportunidades, para assim ocuparmos o nosso espaços, enquanto Professor Surdos,utentes naturais da Libras, doravante nas Universidades Brasileiras .


quinta-feira, 17 de março de 2011

PIRATA

No dia 23 de fevereiro de 2011, no Pirata Bar e Restaurante, para uma reunião à respeito de dois assunto, estiveram presente na reunião a Fátima, Ronaldo e Ricardo. O primeiro assunto foram informes para adequação do bar para a copa do mundo de 2014, em focando à acessibilidade dos ambiente para a recepção das pessoas com deficiência. Estive repassando alguns informes a respeito legislação referente a que assegura as pessoas com deficiência o direto de acessibilidade, para minha supresa os representantes na reunião tem um cronograma para adaptação do ambiente para atender esse publico, foi colocado que na parte inferior do bar conseguiram fazer todas as adequações de acordo com ABNT, mas com relação a parte superior, por enquanto, não seria possível a instalação de uma elevador, contudo fiquei bastante satisfeira com o que me repassarão. O segundo ponto a reserva do ambiente para a festa de encerramento do congresso de 50 anos dó ICES (Instituto Cearense de educação de surdo) para o dia 25 de março de 2011.

PROJOVEM



Palestra realizada no condomínio Espiritual UIRAPURU (Céu), em virtude da capacitação dos monitores do Projovem Urbano (Sertão Central), no Eixo comunicação e juventude. A abertura do evento em si, deu- se através da formação de uma mesa composta pelo diretor do SINE IDT, Vandembergue, pela representante da Seduc/CE. Daniele Tramaturgo, e 03 representantes das regionais do PROJOVEM. Em seguida Rodrigo Machado (Surdo) proferiu sua palestra. Comunicação e experiência , onde falou de sua experiência enquanto jovem surdo, em viagens e cursos nacionais e internacionais enfatizando sempre as possibilidade de comunicação. Em seguida inicie a minha palestra que tem como título Caminhos para uma cultura acessível através da comunicação, onde pude levantar sucintamente alguns aspectos históricos, sociais e inclusivos, voltados a acessibilidade e a comunicação de pessoas surdas e demais deficiências. Nas minhas considerações finais, explanei sobre o meu trabalho na COPEDEF e acima de tudo sobre a nossa disponibilidade em assessora e auxiliar sobre questões acessíveis no âmbito municipal, e que caso houvesse interesse poderiam nos contactar. Ao final houve um momento de debate, bem participativo. Avalio a palestra como bastante produtiva tendo sido atingido o objetivo : sensibilizar a platéia para as questões comunicativas

No dia 10 de fevereiro estive no céu centro espiritual Uirapuru, convidada para ministra uma palestra conjunto com outro palestraste Rodrigo machado, com a temática: experiências comunicativas abordando is mitos da comunicação relacionadas a surdez e a minha abordagem foi com relaçao aos caminhas dos Surdos na comunicação. Nesse primeiro encontro tivemos todo o protocolo respeitado com apresentação das pessoas para compor a mesa. É a palestra fluiu normalmente.

No dia 17 de fevereiro, teve um publico de 150 pessoas, sendo composta de professores, responsáveis pelo PRO-JOVEM rural e dois surdos convidados dessa localidade para prestigiar o evento. Em especial nesse segundo evento o publico se mostrou mais entusiasmo em quer conhecer as duas temáticas, quando houve o termino das duas palestras abrimos para perguntar que ajudou bastante no esclarecimento a esses os profissionais, Quero a presença especial da mãe de quatro filhos surdos que compartilhou um pouco a sua experiência como mãe á senhora Aldenora Machado, mãe do palestrante Rodrigo Machado que abrilhantou ainda mais o evento. Só a titulo de informação a primeiro encontro teve de informação a primeiro encontro teve seu inicio as 19horas e o termino as –21h30minh e o segundo iniciaram-se as 19h00min horas e seu termino foi em torno de 22h30minh, quero ressaltar que aos dois eventos foi enriquecedor.



quarta-feira, 16 de março de 2011

NA LUTA


Confiram a matéria/entrevista que saiu sobre o meu trabalho de LIBRAS juntamente com a Comunidade Surda.

JORNAL NA LUTA:
http://www.paralamasforever.com/NaLuta/naluta_15_mar_11.pdf
 

terça-feira, 1 de março de 2011

QUE FUTURO SONHAMOS PARA O ICES??????



Neste vídeo Vanessa Vidal, Fausta e Servulo falamos dos nossos sonhos para o ICES. Vamos pensar positivo e construirmos juntos um futuro melhor, com mais justiça e acessibilidade para todos!!

E você o que sonha para o ICES????????

Obrigada pela Visita!